Trabalhos

 

Agenda dos trabalhos  -Modalidade Oral

Agenda dos trabalhos  -Modalidade Pôster

Confira aqui a lista dos trabalhos aprovados!

Normas para Redação e Remessa de Trabalhos Científicos e Casos Clínicos

1 - NORMAS GERAIS

- Ao inscrever seu trabalho, o autor estará automaticamente autorizando a Moriá Editora a publicar a obra de sua autoria (resumo), em publicação impressa, internet, CD-ROM ou em qualquer outra mídia.

- Todos os trabalhos científicos aceitos e apresentados (pôster ou oral) serão publicados nos Anais do Simpósio Sul-Brasileiro de Enfermagem, em número suplementar da Revista Sul-Brasileira de Enfermagem, em formato digital, com registro de ISSN.

- Os trabalhos não deverão mencionar o nome comercial de produtos, apenas o princípio ativo e as dosagens utilizadas. Não serão aceitos trabalhos que se traduzam em promoção comercial de determinada marca, produto ou empresa.

- Os trabalhos deverão estar relacionados com as áreas de Empreendedorismo, inovação e liderança na Enfermagem, Tecnologias e Processo de Enfermagem, Pesquisa e Ensino na Enfermagem, Feridas e Estomas, Atendimento ao paciente crítico, Atendimento intra e pré-hospitalar e Segurança do paciente. O autor deve indicar qual a área em que o trabalho se enquadra.

- Serão aceitos resumos oriundos de pesquisas científicas, produção e inovação tecnológica, revisões sistemáticas, integrativas ou narrativas, relato de experiência e casos clínicos.

- Não serão aceitos trabalhos com colocações como: “os resultados serão apresentados” ou “os dados serão analisados”, etc.

- Os trabalhos deverão ser revisados antes do envio, pois não serão aceitas modificações após a submissão.

- Deverão ser encaminhados resumos para a seleção e os trabalhos científicos aceitos serão apresentados sob a forma de pôsteres impressos. Alguns destes, julgados por critérios de força científica, relevância clínica e inovação, serão selecionados para apresentação oral e concorrerão à premiação.

- A submissão dos resumos dos trabalhos será realizada apenas pelo site oficial do Simpósio.

 

2 - FORMATAÇÃO DOS RESUMOS

- Os resumos deverão ser apresentados em até 2 páginas, em página de tamanho personalizado (17 cm x 24,5 cm), digitados no Word for Windows, padrão 6.0 ou superior e salvos na extensão .doc.

- O espaçamento entre as linhas deverá ser simples e o modo "justificado”, fonte de letra Times New Roman, corpo 10.

- Estrutura da página: Margem superior: 1,5 cm, Margem inferior: 1,5 cm, Margem direita: 1,5 cm, Margem esquerda: 1,5 cm

 

3 - ELEMENTOS DO RESUMO

- O corpo do trabalho deverá ser composto dos seguintes itens, obrigatoriamente: TÍTULO, AUTORES, AFILIAÇÕES, PALAVRAS-CHAVE, INTRODUÇÃO, MATERIAL E MÉTODOS, RESULTADOS E DISCUSSÃO, CONCLUSÕES, REFERÊNCIAS (BIBLIOGRÁFICAS). Não poderão ser incluídas TABELAS e FIGURAS.

TÍTULO

- Fonte Times New Roman, corpo 14, negrito, alinhamento central, ocupando no máximo 2 linhas.

AUTORES

- Fonte Times New Roman, corpo 12, inicial maiúsculo. Entrar pelo sobrenome, seguido das iniciais dos prenomes. Os autores deverão ser identificados com um número ou símbolo sobescrito. Assinalar com asterisco e sublinhado o autor responsável pela apresentação do trabalho, não sendo obrigatório que seja o primeiro autor.

- O número máximo de autores/coautores é de 6 por trabalho.

AFILIAÇÕES

- Na linha abaixo dos autores deverá vir a afiliação antecedida do número correspondente dos autores. Incluir o endereço eletrônico apenas do autor de contato.

- Fonte Times New Roman, corpo 9, itálico, alinhamento centralizado.

PALAVRAS-CHAVE

Fonte Times New Roman, corpo 8, alinhamento justificado, separadas por vírgula, inserir após as afiliações.

TEXTOS

Fonte Times New Roman, corpo 10. Use itálico somente em nomes científicos.

REFERÊNCIAS (BIBLIOGRÁFICAS)

Fonte Times New Roman, corpo 8. As citações bibliográficas no texto deverão ser identificadas por número e as referências deverão ser relacionadas segundo as normas de Vancouver. As citações deverão estar na ordem em que aparecem no resumo, de forma contínua, com o número da referência.

 

4 – SUBMISSÃO DE CASOS CLÍNICOS

- Serão aceitos casos clínicos de interesse prático em enfermagem. O tema em questão deve ser atual e importante dentro do contexto profissional na área da saúde. Os casos clínicos serão aceitos ou rejeitados, não havendo retorno ao autor para correções. A Comissão Científica é soberana nas suas decisões.

- No momento da inscrição o autor deve indicar que se trata de um caso clínico.

- Formatação dos Casos Clínicos: Segue a mesma formatação descrita aos trabalhos científicos descritos nos itens 2 e 3.

- Elementos do Caso Clínico: O corpo do Caso Clínico deverá ser composto dos seguintes itens, obrigatoriamente: TÍTULO, AUTORES, AFILIAÇÕES, PALAVRAS-CHAVE, INTRODUÇÃO, DESCRIÇÃO (podendo envolver anamnese, sintomas, diagnósticos de enfermagem e/ou médico, diagnóstico diferencial, tratamento, medidas profiláticas, recomendações, resultados alcançados, repercussões, etc.), CONCLUSÕES, REFERÊNCIAS (BIBLIOGRÁFICAS). Não podem ser incluídas TABELAS e FIGURAS.

 

5 - REMESSA DOS TRABALHOS/CASOS CLÍNICOS

- A submissão deverá ser feita somente via site do evento até a data estipulada.

- Cada autor (autor principal ou apresentador do trabalho) poderá submeter até no máximo dois trabalhos científicos e um caso clínico.

É necessário para a submissão dos trabalhos primeiramente efetuar a sua pré-inscrição (preencher o formulário) em uma das categorias: Profissional ou Acadêmico, assinante ou não da Revista Sul-Brasileira de Enfermagem. 

A inscrição do autor ou apresentador do trabalho no Simpósio deverá estar paga e confirmada até o dia 09/10/2018.

Após aceite de cada trabalho para apresentação no evento, é necessário o pagamento até o dia 09/10/2018 da taxa estipulada pela Comissão Organizadora no valor de R$ 30,00 (trinta reais). Esta taxa não será reembolsada.

- Caso o pagamento não seja realizado, o(os) trabalho(os) não serão apresentados e não estarão nos anais do Simpósio. 

- Assinantes da Revista Sul-Brasileira de Enfermagem que submeteram diretamente trabalhos no sistema não pagarão a taxa de submissão.

- O Trabalho Científico e o Caso Clínico deverão ser enviados em word (material enviado em pdf não será aceito) e também deve ser incluso nos Campos Livres - Resumo e Referências Bibliográficas.

- Idioma: Português, Espanhol ou Inglês.

- Não será autorizada a substituição do trabalho a ser publicado após o recebimento pela Comissão Científica.

- Os trabalhos serão apresentados na forma de pôster impresso.

 

6 - AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS CIENTÍFICOS

- Os trabalhos serão avaliados pela Comissão Científica do evento, que atenderá os seguintes critérios:

- Somente serão considerados para avaliação os trabalhos que cumprem a presente Norma para Redação e Remessa de Trabalhos Científicos.

- Os trabalhos serão avaliados de acordo com critérios de rigor científico, adequação metodológica e coerência entre objetivos e conclusões.

- Serão aceitos somente três trabalhos por autor (autor principal ou apresentador do trabalho).

- Trabalhos que caracterizem subdivisão, ou seja, trabalhos redigidos a partir de um conjunto de variáveis e dados oriundos de um mesmo delineamento experimental, poderão ser rejeitados a critério da Comissão Científica.

- Os trabalhos serão aceitos ou rejeitados, não havendo retorno ao autor para correções.

- A Comissão Científica é soberana nas suas decisões.

 

7 - CONFECÇÃO DO PÔSTER

O pôster será em formato impresso no tamanho de 90 cm de largura por 120 cm de comprimento (retrato). É fundamental manter a largura em 90 cm para não comprometer o espaço dos colegas ao lado.

Formatação:

Utilizar fonte Arial nos tamanhos de: 48 pontos negrito para o título, 32 pontos negrito para os dados dos autores e 28 pontos normal para texto.

As margens superior, inferior, direita, esquerda devem ser de 1,5cm.

As figuras usadas devem estar em uma resolução boa, sendo que o arquivo não pode exceder o tamanho exposto acima.

Legibilidade e recursos:

a) Utilizar os recursos disponíveis para o pôster despertar o interesse do público;

b) Organizar as unidades do pôster de forma lógica, ordenada de alto a baixo ou da esquerda para a direita;

c) Numerar as unidades na ordem em que se desejar que sejam vistas, ou usar linhas de ligação para guiar o observador.

No pôster deverá constar:

a) O pôster deve ser identificado pelo número ID conforme o sistema de envio de trabalhos (#número) no canto esquerdo superior.

b) O título do pôster, que deve, obrigatoriamente, ser idêntico ao título do resumo submetido no site do evento;

c) Nomes dos Autores (conforme submetido no site) negrito, centralizado, com entidade de filiação; no rodapé da página;

d) Dados do Trabalho Técnico (Introdução, Metodologia, Resultados e Conclusões): Organizar as informações de modo que as ideias centrais do trabalho sejam facilmente compreendidas; utilizar o mínimo de texto e o máximo de figuras, fotos, tabelas e gráficos possíveis;

Recomendações:

a) Recomenda-se que as ilustrações (fotos, esquemas, tabelas equações) ocupem no máximo 40% da área total.

b) Prepare um pôster que mostre a ideia essencial de seu trabalho de forma didática visando a divulgação científica.

c) Todo material necessário para afixar o pôster no painel é de responsabilidade do autor. Recomendamos impressão em lona ou papel, com canaletas/bastão superior e inferior, para facilitar a fixação, pois os painéis são de fórmica (branca). Os pôsteres deverão ser fixados logo pela manhã do dia 29 de novembro, entre 8:00hs e 9:30hs e deverão ser retirados no dia 30 de novembro, a partir das 17hs. Os pôsteres não retirados serão descartados pela secretaria.

Quanto à apresentação:

a) Um autor deverá estar ao lado de seu pôster para apresentá-lo ao avaliador no dia e horário estabelecido.

b) Os resumos selecionados deverão ser apresentados sob a forma de pôsteres nos dias do Simpósio, conforme calendário de dias e horários, a serem informados por e-mail ao primeiro autor;

O apresentador deverá estar presente junto ao pôster no período que for determinado para apreciação da comissão científica. Deverá ser apto a apresentar o trabalho em não mais do que 5 minutos, assim como esclarecer eventuais dúvidas. Também deverá assinar a planilha de apresentação que estará com a comissão científica;

O apresentador que tiver mais de um trabalho para apresentar, deverá comunicar à comissão científica. Pois se não estiver presente quando a mesma passar para avaliar, será tido como trabalho não apresentado, logo não receberá certificado de apresentação do pôster e nem terá o resumo publicado nos Anais do Simpósio;

O Pôster poderá ser confeccionado em português, espanhol ou Inglês, de acordo com a linguagem enviada no resumo selecionado.

 

8 - CONFECÇÃO PARA APRESENTAÇÕES ORAIS

Até dia 11 de outubro responder o e-mail para "enfermagem@luizbasso.com.br enviado em 09 de outubro confirmando sua participação ou declinando da apresentação oral para fazê-la em pôster ou a desistência de participar como apresentador em ambas categorias.

Preparar apresentação individual em arquivo do Power Point versão 97-2003, usando o formato padrão de apresentação (4:3). Por favor, não utilizar programas como o Prezi, PowToon, emaze ou afins.

A apresentação deve durar 07 minutos. Sugere-se manter uma relação de, no máximo, 1 slide por minuto de apresentação, evitar fontes não comuns e vídeos nos pacotes padrão da Microsoft. O apresentador será informado quando restarem 4 minutos para concluir sua apresentação. Não serão toleradas apresentações com duração superior a 07 minutos para que todos tenham o mesmo tempo de exposição e a mesma oportunidade de serem arguidos, que os demais colegas.

A apresentação será seguida por 3 minutos de perguntas vindas da banca e da plateia, e discussões.

A sala estará equipada com projetor, tela, microfone e laser pointer.

Você deve apresentar-se a sala do Midia-Desk do evento entre 9 e 10 horas do dia 29 de novembro com um pendrive (flash-drive) ou HD-externo, contendo seu arquivo. O dispositivo de armazenamento será devolvido assim que o arquivo for transferido para o computador do evento.

Não será possível utilizar o seu próprio computador/laptop/notebook/ultrabook/tablet.

 

9 - DATA LIMITE

A data limite (já prorrogada) para submissão à Comissão Científica do Simpósio Sul-Brasileiro de Enfermagem é dia 10 de setembro de 2018 (a data não será prorrogada novamente).

 

O Aceite será divulgado no dia 01 de outubro de 2018.

A agenda das apresentações em ambas modalidades (pôster e oral) estará disponível no site no dia 10 de outubro de 2018.

Prazo final para pagamento de taxa para apresentação dos trabalhos: 09 de outubro de 2018.

 

10 - INFORMAÇÕES

Informações sobre a tramitação dos trabalhos podem ser obtidas pelo e-mail enfermagem@luizbasso.com.br.

 

11 - MODELO PARA SUBMISSÃO - Baixe o Modelo de Trabalho Científico.

Para enviar um trabalho, é necessário realizar sua inscrição.

Nova Inscrição Enviar trabalho / Painel do Inscrito

Realização
Apoio de Mídia Digital
Promoção
Apoio Institucional
Expositor
Organização
Agência de Viagens

Fale Conosco

Contato

Fone

+55 51 3093-2777 / 3094-2777

Secretaria

Luiz Basso Produções e Eventos

Telefones: +55 51 3093-2777 / 3094-2777
E-mail: enfermagem@luizbasso.com.br

Endereço: Av. Bento Gonçalves, 1403 sala 1309
CEP: 90650-002
Porto Alegre/RS