Vida nos parques

É nos parques, aos finais de semana, que o visitante tem um encontro com o espírito da cidade. Amantes da vida ao ar livre, os porto-alegrenses não abrem mão de ocupar as áreas verdes para passear, caminhar, correr, encontrar amigos, deitar ao sol e tomar chimarrão, bebida mais popular desta terra. São nove grandes parques urbanos.

Os mais centrais e disputados são o Farroupilha (Redenção), Moinhos de Vento (Parcão), Marinha do Brasil e Harmonia.

Parque Farroupilha (Redenção)

Situa-se no Bairro Farroupilha contornado pela Av. João Pessoa, José Bonifácio, Osvaldo Aranha e ruas Setembrina  e Eng. Luís Englert.

É popularmente chamado de Parque da Redenção, nome dado à área em 1884 em homenagem à libertação dos escravos e pelo fato de Porto Alegre ter sido a primeira cidade do país a abolir a escravatura. A denominação Farroupilha só veio em 1935, desta vez em homenagem aos cem anos da Revolução Farroupilha, a marcante Guerra dos Farrapos em que os gaúchos lutaram contra o Império Brasileiro.

Para os porto-alegrenses, no entanto, continua sendo o Parque da Redenção, intimamente ligado à vida da cidade. Além de ser um pulmão verde no movimentado bairro Bom Fim, próximo ao centro, a Redenção é patrimônio histórico, natural, paisagístico e cultural da capital e tem a cara e a alma de Porto Alegre.

É o mais tradicional ponto de lazer e convivência dos porto-alegrenses é um dos locais preferidos para manifestações culturais de rua. Nos finais de semana, mais de 70 mil pessoas passeiam por seus 37 hectares repletos de monumentos, recantos e jardins temáticos, um grande lago, parque de diversões infantis, canchas de futebol e de bocha e pista de atletismo. É na Redenção que fica o pitoresco Mercado Bom Fim, com lojas de artesanato, produtos naturais, bares, restaurantes e floriculturas.

Av. João Pessoa, s/nº - Farroupilha

Parque Moinhos de Vento (Parcão)

Localizado no Bairro Moinhos de Vento, é contornado pelas ruas 24 de Outubro, Mostardeiro e Tv. Comendador Caminha e cortado pela Av. Goethe.

É o pulmão verde do bairro mais chique de Porto Alegre, o Moinhos de Vento. A área de 11,5 hectares, que foi a praça de corrida mais frequentada no antigo hipódromo da capital, é mais conhecida como Parcão. Cortado pela Avenida Goethe, o parque tem ambientes distintos, ambos sempre muito frequentados desde as primeiras horas da manhã e no final da tarde para caminhadas, corridas leves e pedaladas.

No lado Norte, o Parcão conta com boa infraestrutura esportiva, como quadras de tênis, cancha de bocha, pistas de patinação e de atletismo, quadras polivalentes e campo de futebol. No lado Sul, predominam amplas áreas de passeio, playground e o lago artificial povoado por tartarugas, gansos, marrecos e peixes que cerca a réplica de um moinho açoriano, ao estilo dos que existiam no bairro nos primórdios da cidade. Para o público infantil, há equipamentos de recreação artesanais, feitos de toras de eucalipto, e uma biblioteca infantil.

Fim de semana no Parcão é sinônimo de muita gente bonita, rodas de chimarrão nos gramados e descontração, embalada também pelos bares e cafés das ruas que contornam o parque e que oferecem boas opções de sucos e lanches.

Rua Comendador Caminha, s/nº - Moinhos de Vento

Parque Marinha do Brasil

Localizado em uma área aterrada e totalmente urbanizada junto à orla do Lago Guaíba, o Marinha do Brasil foi criado em 1978 e faz uma perfeita integração da cidade com seu mais importante recurso natural e paisagístico. É um parque essencialmente esportivo.

Na área de 70 hectares estão quadras de futebol de salão, tênis, vôlei, basquete, pistas de patinação, skate, atletismo e ciclismo, aparelhos para ginástica, campos de futebol 7, canchas de futebol de areia e vestiários. No parque há serviços de aluguel de bicicletas e quadriciclos, um mini-parque de diversões, um play-ground e vários recantos infantis.

Cerca de 11 hectares estão reservados para bosques e gramados convidativos para o relaxamento e a contemplação, como o Recanto da Saudade, de onde se tem uma vista privilegiada do famoso por-do-sol do Guaíba, e o Recanto Solar, reservado para banhos de sol. O parque é servido por três áreas de estacionamento.

Av. Borges de Medeiros, 2035 - Praia de Belas

 

Parque Maurício Sirotsky Sobrinho (Parque da Harmonia)

Com o Parque Marinha do Brasil, o Harmonia forma um grande cinturão verde às margens do Lago Guaíba. Nos finais de semana e feriados, a Av. Edvaldo Pereira Paiva, que liga as duas áreas, é fechada ao tráfego no trecho entre a Usina do Gasômetro e as imediações do Anfiteatro Por-do-Sol, e transforma-se em um movimentado espaço de lazer, caminhadas, passeios de bicicleta e patins. Internamente, o parque dispõe de recantos de recreação infantil, futebol na areia, quadras de vôlei, canchas de bocha, local para pesca, aero e nautimodelismo.

O parque de 65 hectares também está associado a eventos de grandes públicos, como o Acampamento Intercontinental da Juventude realizado em edições do Fórum Social Mundial,  e o Acampamento Farroupilha, que todos os anos transforma o Harmonia em uma outra cidade no coração urbano de Porto Alegre, onde a regra é valorizar os hábitos e o estilo de vida do gaúcho. Outra ligação da área verde com a preservação e o culto das tradições gaúchas são as mais de cem churrasqueiras instaladas ao ar livre à disposição da população. O parque, criado em 1981, é também o endereço do Galpão Crioulo, uma das principais churrascarias da capital.

Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, s/nº - Praia de Belas

Realização
Apoio de Mídia Digital
Promoção
Apoio Institucional
Expositor
Organização
Agência de Viagens

Fale Conosco

Contato

Fone

+55 51 3093-2777 / 3094-2777

Secretaria

Luiz Basso Produções e Eventos

Telefones: +55 51 3093-2777 / 3094-2777
E-mail: enfermagem@luizbasso.com.br

Endereço: Av. Bento Gonçalves, 1403 sala 1309
CEP: 90650-002
Porto Alegre/RS